Publicidade

17 setembro 2013

Plasil Faz Aumentar a Produção do Leite Materno?

       O ato de amamentar é muito importante, tanto para o bebê, quanto para a mãe, mas o organismo de cada mulher não atua de maneira semelhante; umas produzem mais leite, outras não. Se fizerem buscas na internet, verão Blogs com mamães trocando informações para o aumento de leite materno. Nestas conversas surgem várias dicas, como beber chá de Funcho (primo da erva-doce, com mesmo efeito calmante), comer canjica, entre outras dicas e, finalmente, tomar Plasil® 3x por dia. Nos comentários, umas disseram que foi prescrição médica e outras se automedicaram baseadas neste comentário.
Fonte: http://medicina-diaria.com/2012/07/prolactina-alta/
 Plasil® (Cloridrato de Metoclopramida) é um antiemético usado para situações de náuseas, vômitos, para esvaziamento e aumento do peristaltismo gástrico, dando sensação de alívio.
   A explicação para algumas mulheres relatarem resultados positivos usando Plasil® é a seguinte: a responsável por estimular a produção e a secreção do leite materno é a Prolactina, mas enquanto a Dopamina, situada no hipotálamo, estiver presente, esta proteína não será produzida. A Metoclopramida irá antagonizar (bloquear ou inibir) a Dopamina, fazendo com que esta não tenha efeito sobre a produção da Prolactina e assim, aumentando a produção de leite. 
     Mamães, não se automediquem desta maneira! Este medicamento é excretado pelo leite também, podendo deixar seus bebês em risco. Há muitas contra indicações no uso indevido deste antiemético como fadiga, sonolência, confusão mental, efeitos extrapiramidais (tremores) e por ser um bloqueador dopaminérgico, seu uso prolongado pode imitar o Mal de Parkinson.
     Usem apenas sob orientação médica! Beber bastante água ou tomar chás são boas dicas para aumentar a produção de leite. Evitar estresse é outra dica importante!

       Espero que tenham gostado das explicações!

       Abraço a todos!

       Fontes:
  • http://www.bulas.med.br/bula/3333/plasil.htm
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Metoclopramida
  • http://corticoides.wordpress.com/2012/06/
  • http://www.infoescola.com/farmacologia/agonista-e-antagonista/
  • http://www.consultoriodamente.com/index.php?option=com_content&view=article&id=308:funcoes-de-dopamina-&catid=48:salas-de-estudos-tecnicos&Itemid=65
        Veja também:

6 comentários:

  1. Até que enfim uma boa dica sobre o tal Plasil. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Sou enfermeiro e estava procurando uma explicação lógica sobre a causa de produção de leite através do Plasil. Adorei a explicação

    ResponderExcluir
  3. a bula diz que não deve ser consumido por lactantes pois o remédio é excretado no leite materno... eae?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz apenas uma explicação do efeito do medicamento no organismo. No penúltimo parágrafo desta postagem dei ênfase sobre os riscos que podem causar aos lactantes.

      Excluir
  4. mas no meu caso, o medicamento foi receitado pelo obstetra.

    ResponderExcluir