Publicidade

26 junho 2013

Buscopan x Luftal

Frascos de Luftal® (simeticona) e Buscopan® (butilbrometo de escopolamina) vendidos em farmácias e drogarias.
     Quando nos deparamos com algum desconforto abdominal, já associamos com gases presos e logo surgem dois medicamentos na cabeça: Buscopan® e Luftal®. Qual dos dois devemos tomar numa situação dessa?
Quando o motivo são gases, ocorre que formou-se um bolsão que não se desfaz dentro do intestino, causando o desconforto quando comprime o abdome. O Luftal® age como se fosse um detergente e, chegando ao local, irá diminuir a tensão superficial deste bolsão de gases, desfazendo-o. Quando o motivo é espasmo (movimento involuntário da musculatura), dor ou cólica, o Buscopan® é a melhor indicação, pois age na musculatura lisa do abdome, dando alívio aos sintomas.
     Muitas vezes ocorre o uso dos dois medicamentos pelo fato dos sintomas serem muito parecidos, mas a interação medicamentosa não fará mal. O Buscopan® será absorvido pelo organismo, agindo nos sítios de ligação das células e irá diminuir as dores, enquanto que a Simeticona, ativo do Luftal®, seguirá toda a via digestiva até chegar no bolsão de gazes, em seguida ela será excretada pelas fezes, não sendo absorvida pelo organismo. Um curiosidade sobre o Buscopan®: a ligação do ativo butilbrometo de escopolamina nos receptores, além de agir na musculatura lisa, pode diminuir a salivação dando a sensação de boca seca que desaparece de acordo com o tempo do efeito do medicamento.

     Tenham todos um ótimo dia!

     Veja Também:

9 comentários:

  1. Maria Silva sua anta! A matéria é justamente para diferenciar os dois medicamentos, que devem ser administrados para as causas corretas. Vc precisa tomar chumbinho! Anta!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaah... Ela foi burra mesmo! Mereceu!!!!

    ResponderExcluir
  3. obrigada. tenho muita cólica intestinal e tomo buscopan e tenho formações de gases devido a intolerância a lactose. fiquei sensível que até outros alimentos me provocam dores de ir p/ o hospital. estou convalescendo de uma dessas agora.tomo simeticona traz alívio. só me preocupava usar os dois juntos próximo um do outro

    ResponderExcluir
  4. Esses medicamentos são muito bons, podemos até associa-los,por ex: 1 cápsula de simeticona 125mg+2 comprimidos de buscopan composto, ou se forem gotas 50 gotas de emulsao simeticona+50 gotas de buscopan, eu sou intolerante a glúten e lactose, e olha primeiro Deus e depois esses medicamentos em caso de dores,pois são fortes!!!

    ResponderExcluir