Publicidade

03 julho 2013

Botulismo Alimentar

      O botulismo é uma doença causada pela toxina liberada pela bactéria Clostridium botulinum. Este microorganismo contamina alimentos que causam ingestão alimentar na maioria das ocorrências. A proliferação e a produção da toxina se deve ao armazenamento irregular de alimentos embutidos, enlatados e conservas caseiras (Figura 1). O botulismo infantil é a enfermidade causada por mel contaminado ingerido por crianças, pois sua flora intestinal não tem formação suficiente para minimizar o impacto de proliferação do Clostridium, por isso pede-se para não dar mel à crianças menores de 1 ano de idade.
Figura 1: enlatados e conservas caseiras.
      São descritos 7 tipos de Clostridium botulinum (de "A" a "G"), podem sobreviver mais de 30 anos em meio líquido, suportam a temperaturas de até 100ºC e podem germinar em temperaturas a 3ºC, associando com frutos do mar refrigerados. O efeito farmacológico das toxinas é a paralisia muscular, na qual elas se ligam na membrana nervosa e bloqueia a liberação da acetilcolina. O risco de paralisia dos músculos respiratórios é grande podendo levar à morte.
      Curiosamente, em clínicas médicas, a toxina botulínica é usada, de maneira controlada, a paralizar determinados músculos da face para fins estéticos. O produto usado com esta toxina é o conhecido Botox®.
      Caso encontrem latas amassadas ou estufadas em mercados, não comprem e entreguem ao responsável do estabelecimento para evitar contaminação de terceiros. Compre conservas caseiras, como o palmito, conhecendo a procedência de fabricação e verifique a data de validade. Evite dar mel à crianças menores de 1 ano de idade.

        (Fonte: Ciência Rural, Santa Maria, v.38, n.1, p.280-287, jan-fev, 2008).

        Tenham todos um ótimo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário