Publicidade

02 julho 2013

Medicamentos de Referência, Genéricos e Similares

      No mercado farmacêutico, medicamentos de referência, genéricos e similares estão disponíveis nas prateleiras de farmácias e drogarias. Qual a diferença dos três medicamentos?
  • Medicamentos de Referência - são inovadores no mercado, produto único e patenteado para não haver cópia pelos concorrentes até o período de expiração. A eficácia, segurança e qualidade do medicamento são comprovadas cientificamente e aprovados pelo Ministério da Saúde. Tem nome conhecido, como exemplo, a Novalgina®.
Fonte: http://gilfarma.com.br/blog/genericos/
  • Medicamentos Genéricos - remédios intercambiáveis (podem ser trocados) com os de referência por ter componentes (ativo, dose, forma farmacêutica, via de administração, indicação terapêutica),  eficácia, segurança e qualidade iguais,  comprovados com testes rigorosos de bioequivalência e garantidos pelo Ministério da Saúde. Esta intercambialidade só pode ser feita pelo responsável técnico do estabelecimento (farmacêutico), não confundir genérico com similar e deve ser registrado na receita. A letra "G" azul impressa sobre a tarja amarela situada na parte inferior da embalagem destaca este medicamento nas prateleiras. Se a intercambialidade for proibida pelo prescritor, este deve escrever à punho, de forma clara e legível na própria receita.
  • Medicamentos Similares - tem as mesmas características e efeitos dos medicamentos de referência no organismo, são aprovados para uso pelo Ministério da Saúde, mas não são exigidos testes de bioequivalência, por este motivo, não podem ser intercambiáveis com medicamentos genéricos e com os de referência. São identificados por um nome de marca, mas não é uma patente. Diferenciam em tamanho e forma do produto e prazo de validade: excipientes e veículos variados.
      Quando o balconista oferecer um medicamento diferente do que está descrito na receita, peça para chamar o farmacêutico responsável para ver se a mudança está correta e se pode trocar mesmo ou não, além do profissional registrar na receita as mudanças.

      
       A sua saúde em primeiro lugar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário