Publicidade

27 junho 2013

Saibam o Motivo do Uso Correto dos Antibióticos

     Uma amiga postou no Facebook que um paciente quis comprar antibiótico sem a receita médica e ela disse que não poderia vender a ele. Resultado: o cliente quebrou o vidro do balcão com um soco. Esta lei que proíbe a compra de antibióticos sem a apresentação da receita médica surgiu para proteger a população, infelizmente muitos não compreendem.
     O surgimento de superbactérias é, mais uma vez, por falta de conscientização da população e da falta de assistência aos pacientes pelos profissionais da área da saúde sobre o medicamento.
    Quando vamos ao hospital por causa de infecção na garganta ou ouvidos, o médico receita antibióticos e prescreve os dias que deve tomar. Dependendo do medicamento, o uso é de 12/12 horas por dia, durante 5 ou 7 dias. O uso incorreto se inicia quando o paciente se sente bem, não tendo mais os sintomas de inflamação e incômodo irritativo no 3ºdia ou 4ºdia, por exemplo, e para de tomar o antibiótico. Se melhorou todos os sintomas, realmente o medicamento está fazendo efeito, mas as bactérias não foram totalmente eliminadas e quando termina o tratamento pela metade o residual de microorganismos irão se multiplicar, além de sofrer mutação para criar defesas contra aquele antibiótico que estava sendo usado para sua eliminação. Na próxima vez que o paciente voltar se queixando de dor de garganta ao hospital ou posto de saúde e o médico receitar o mesmo antibiótico, pode ter certeza de que este medicamento já usado na primeira vez não vai ter mais o mesmo efeito, precisando receitar outro mais potente.
Benzetacil®: Um tiro de canhão numa formiga
    Esta história toda não para por aí. O medicamento não fará efeito e o local infectado estará tão irritado e inflamado que a única solução será tomar a tão conhecida Benzetacil®. Dependendo da bactéria, será "um tiro de canhão numa formiga!" Precisaria chegar a este ponto se tivesse seguido a prescrição corretamente?
      Se estiver lendo este artigo, prometa que de hoje em diante irá tomar antibióticos no tempo certinho, mesmo que já esteja melhor. Se são 7 dias, tome durante sete dias, se são 5 dias, siga à risca. se são de 12/12 horas durante 5 dias, respeite este tempo e os dias. Atualmente, as empresas farmacêuticas produzem cartelas ou blisteres com a quantidade exata de uso para não sobrar antibiótico em casa e para evitar o uso indevido no futuro.
    
       Sejam conscientes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário